atualidades · Educação · Meio Ambiente · Planeta · reflexão

Índios e Sustentabilidade

78f62856d08b8b577bb673f31a5be7c7

As discussões acerca do termo “sustentabilidade” ganharam uma maior visibilidade na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, e em seguida foram lançadas as bases para a comunidade internacional por meio de ações que debatiam questões relacionadas à degradação ambiental e à poluição

Quando se fala na problemática moderna de degradação ambiental, não se pode dizer que esse tópico tenha surgido na atualidade, mas sim que ele se apresenta como um resquício de problemas que surgiram ainda na colonização, nos primeiros séculos do “descobrimento” do Brasil. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que os índios desempenharam um papel essencial na preservação do meio ambiente desde a chegada dos europeus ao país, haja vista que a cultura e tradição indígenas estão diretamente relacionadas à natureza, ao cultivo e à subsistência.

No entanto, os indígenas também sofreram com a exploração do meio ambiente e com a degradação de seus recursos naturais por meio das atividades de exploração portuguesas no Brasil, as quais visavam apenas o lucro. Dentro desse contexto, os índios apresentam forte dependência em relação à natureza e aos recursos naturais renováveis, os quais são os mantenedores de seu modo particular de vida. Culturalmente, a natureza representa para os indígenas muito mais do que um meio de subsistência, apresentando-se como o suporte da vida social e estando diretamente ligada aos sistemas de crenças e conhecimentos, além de uma relação histórica.

Nessa conjuntura, atualmente a comunidade indígena brasileira enfrenta diversos problemas de ordem social ocasionados pela ausência de terras, acarretando em falta de produtividade. Além disso, muitas aldeias se encontram em áreas em que não há solo fértil, tampouco caça e pesca, ou então, estão em áreas que não podem ser cultivadas. Não eram somente os indígenas da Amazônia que sentiam os problemas gerados pela degradação do meio ambiente, eles eram sentidos em todo o território nacional, devido à exploração das matas nativas, da construção de hidroelétricas e da construção de rodovias.

Por conseguinte, faz-se perceptível o papel que o índio possui na sociedade moderna, em que a sua figura é muitas vezes relacionada à perspectiva de proteção e preservação ambiental, visto que, para as comunidades indígenas, o contato com a natureza relaciona-se diretamente com todas as esferas de sua vida. Nesse sentido, por mais que os índios tenham sofrido com a degradação ambiental ocorrida desde o período de colonização no Brasil, eles possuíram um papel de importância no que tange ao contexto de luta pela preservação dos recursos naturais inerentes à nação brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s