atualidades · Dicas · reflexão

Sobre as lições que tirei do programa Yale Young Global Scholars

YYGS'S Lessons.png

Como muitos de vocês já devem saber, esse ano eu participei de um curso sobre desenvolvimento sustentável e empreendedorismo social no programa Yale Young Global Scholars, que é um programa acadêmico de enriquecimento e liderança que reúne jovens estudantes do ensino médio de todo o mundo no campus de Yale em New Haven, Estados Unidos. Portanto, eu gostaria de falar um pouco mais sobre como foi essa experiência para mim e também compartilhar algumas das lições que tirei do programa com vocês.

Quando cheguei pela primeira vez no YYGS, eu estava incerta de muitas coisas. Primeiramente, eu não sabia se seria capaz de me comunicar adequadamente com os outros, já que o inglês não é minha língua nativa. Em segundo lugar, como uma pessoa introvertida e relativamente tímida, eu estava com medo de não conseguir me conectar com as pessoas, já que haveria uma diversidade gigantesca de culturas, contextos sociais e conhecimentos acadêmicos representados no corpo de alunos do YYGS. Além disso, eu estava me sentindo ansiosa pelo fato de que eu iria passar meu verão na escola dos meus sonhos e talvez eu não fosse capaz de lidar com toda a parte acadêmica do programa.

Esses eram apenas alguns dos medos que estavam sacudindo dentro da minha cabeça enquanto eu caminhava para o meu dormitório pela primeira vez sem saber nada sobre como o YYGS iria se tornar uma das experiências mais incríveis da minha vida.

yygs julianna

 

Durante os primeiros dias do programa, meu medo de não fazer amizades logo começou a desaparecer quando conheci minha incrível família YYGS e muitos outros estudantes brasileiros que sempre foram amigáveis ​​e compartilhavam inúmeros interesses em comum comigo, apesar de terem vindo de tão diversos fundos. Durante meu tempo na YYGS, conheci pessoas de países como Afeganistão, Paquistão, Uganda, México, Argentina, Costa Rica, Arábia Saudita, Nigéria, China e Turquia, e foi a primeira vez que realmente entendi como podemos ser tão diferentes um do outro, mas também tão iguais ao mesmo tempo, vindo de contextos culturais e sociais tão distintos, mas ainda podendo formar conexões profundas e compartilhar objetivos semelhantes entre si.

yygs family

Todos os seminários e palestras também foram muito interessantes e eu fiquei impressionada com a capacidade dos alunos de discutir e debater os tópicos, aprender uns com os outros e participar ativamente no processo de aprendizagem, o que é muito diferente de como isso acontece no sistema educacional brasileiro. No entanto, por não estar acostumado a isso, não vou mentir e dizer que tudo foi perfeito e eu não fiquei ansiosa com a sensação de que “talvez eu não seja boa o suficiente para isso”, mas mesmo que eu precisse a fazer uma muito esforço para acompanhar e entender as discussões, eu sempre pude contar os com meus amigos para me ajudar, além dos instrutores e funcionários do YYGS que foram sempre acolhedores e compreensivos com todos os estudantes, e eu acho que essa foi uma das partes mais importantes do meu crescimento pessoal durante o programa.

Através do YYGS, percebi que não importa quão desafiador possa ser a experiência que você está vivendo, não há problema em se sentir assustado às vezes, mas isso não pode determinar você como pessoa e você não deve deixar que seu medo defina suas ações. Você pode pensar que você é o único que sente medo, mas no final você vai entender que estamos todos juntos no mesmo barco tentando encarar nossos medos, levantar nossas vozes e lutar pelo que acreditamos. A série de alto-falantes YYGS também destacou essa reflexão, mostrando-me que todos têm uma história que vale a pena compartilhar, e todos merecem ser ouvidos.

yygs khadija

No final do YYGS, o que eu pensei que seria apenas mais um programa estritamente acadêmico acabou se tornando uma experiência única de aprendizado cultural e social que me ajudou a entender mais sobre quem eu sou e quem eu quero ser no futuro. O dia da partida foi definitivamente a pior parte, porque eu nunca pensei que eu iria me apegar tão rapidamente a um lugar tão incrível e com tantas pessoas inspiradoras que, infelizmente, eu não tive tempo suficiente de conhecer todas as suas histórias. Mesmo que tenha sido difícil perceber que o programa tinha acabado e talvez eu não voltasse a ver muitas dessas pessoas, eu definitivamente voltei para casa com uma mentalidade muito mais madura sobre os desafios e também realmente inspirada por todos os outros alunos do YYGS.

Quando o programa terminou, eu decidi fazer uma lista de lições que tirei da experiência e decidi compartilhar com vocês. Espero que gostem!

Lições do YYGS

1. Não importa quão difícil um desafio pareça ser, se persistir, você pode superá-lo;
2. Estabelecer prioridades é extremamente importante para não sobrecarregar;
3. Encontrar um equilíbrio entre atividades acadêmicas e sociais é essencial para alcançar uma vida feliz;
4. Motivação é um assunto disciplinar;
5. O conhecimento não está diretamente relacionado à educação e ao pensamento crítico;
6. Ter medo das opiniões e da insegurança dos outros são sentimentos que podem ser superados e não devem impedi-lo de fazer o que gosta;
7. Fazer o seu melhor é realmente importante, mas, ao mesmo tempo, é essencial pensar sobre sua saúde mental e psicológica;
8. Desafiar o sistema e ir contra o que você considera injusto é uma atividade extremamente difícil, mas é algo que precisa ser praticado diariamente;
9. Todo mundo tem algo interessante sobre si mesmo ou sobre sua história para compartilhar com os outros;
10. Ser capaz de argumentar bem, pensar criticamente e entender o ponto de vista do outro são habilidades essenciais para uma pessoa que quer promover a mudança na sociedade;

6 comentários em “Sobre as lições que tirei do programa Yale Young Global Scholars

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s